Dia de Darwin

No próximo dia 12 de Fevereiro celebra-se em todo o mundo o 205º aniversário do nascimento de Charles Darwin. A celebração deste dia tem sido usada como uma oportunidade para a realização de atividades de divulgação do importante contributo da obra de Charles Darwin para o conhecimento científico e para a nossa forma de ver o mundo.

Especificamente, celebram-se as descobertas e a vida de Charles Darwin – o homem que pela primeira vez descreveu a evolução biológica através do processo de seleção natural com rigor científico. De uma forma mais geral, esta celebração expressa a gratidão pelos enormes benefícios que o conhecimento científico, adquirido através da curiosidade e da ingenuidade humanas, trouxeram à humanidade.

A ideia de evolução através de variação genética e seleção natural, proposta por Darwin, tornou-se um dos princípios centrais da Biologia. Investigações recentes no campo da genética, nomeadamente as relacionadas com o genoma humano, demonstraram de forma inequívoca que todos os seres humanos partilham uma herança genética comum e estão geneticamente relacionados com todas as outras formas de vida do planeta Terra. Neste conhecimento se pode alicerçar a noção de unidade e igualdade entre todos os homens e também o sentimento profundo de admiração e respeito por todas as outras formas de vida.

O “Dia de Darwin” pode considerar-se, assim, uma celebração global da Ciência e da Humanidade.

Ana Salas

(adaptado a partir de http://darwinday.org/)

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s